Skip to content
Hugo Deiró |

Compartilhar telefone na internet pode ser chato

- 0 Comments - PT-BRjavascript - 2 min read

Você já parou para refletir sobre como compartilhar um número de telefone na internet pode ser frustrante?

Imagem: Compartilhando Telefone

Eu não sei vocês, mas acho extremamente irritante quando encontro um link para um número de telefone e, ao clicar nele, sou redirecionado para o WhatsApp quando na verdade queria fazer uma ligação. Ou pior ainda, quando eu quero utilizar o WhatsApp e sou direcionado para o discador do celular. É uma experiência realmente chata.

Essa frustração se intensificou recentemente quando atualizei a versão do meu currículo. Fiquei imaginando o quão desconfortável seria para um recrutador se deparar com essa situação descrita no parágrafo anterior. Com base nessa premissa e no auge da minha insatisfação com essa situação, decidi aproveitar um pedaço das minhas férias para criar uma possível solução e compartilhá-la com a comunidade.

O smartphonelink.hugodeiro.com é a minha proposta de solução para esse problema. Nele, ao se ter o link com um query param ?phoneNumber, ou seja, no formato https://smartphonelink.hugodeiro.com?phoneNumber=<NUMERO-DE-TELEFONE>, ele apresenta as opções desejadas, seja para falar pelo WhatsApp ou abrir o discador do celular.

Imagem: Apresentando o SmartphoneLink

A aplicação oferece a opção de criar um novo link, que redireciona o usuário para uma página na qual ele pode inserir o número de telefone desejado.

Imagem: Apresentando o SmartphoneLink

Após adicionar o número, o usuário tem a mesma experiência da primeira imagem da aplicação. A única diferença é que há um botão adicional que permite copiar a URL para a área de transferência, facilitando o compartilhamento com terceiros.

Imagem: Apresentando o SmartphoneLink

Observações:

  • Procurei manter a simplicidade máxima, do meu ponto de vista - é claro. O código foi feito com HTML, CSS e Vanilla JS - link para o repositório. Fique à vontade para enviar Pull Requests.
  • Não me preocupei muito com a internacionalização (I18N). Portanto, aspectos como formatação de telefone e idiomas foram completamente ignorados (o inglês é o padrão para tentar ser mais abrangente).
© 2024 by Hugo Deiró. All rights reserved.
Theme by LekoArts