Compartilhar telefone na internet pode ser chato
- 0 Comments - PT-BRjavascript - 2 min read
Você já parou para refletir sobre como compartilhar um número de telefone na internet pode ser frustrante?
Eu não sei vocês, mas acho extremamente irritante quando encontro um link para um número de telefone e, ao clicar nele, sou redirecionado para o WhatsApp quando na verdade queria fazer uma ligação. Ou pior ainda, quando eu quero utilizar o WhatsApp e sou direcionado para o discador do celular. É uma experiência realmente chata.
Essa frustração se intensificou recentemente quando atualizei a versão do meu currículo. Fiquei imaginando o quão desconfortável seria para um recrutador se deparar com essa situação descrita no parágrafo anterior. Com base nessa premissa e no auge da minha insatisfação com essa situação, decidi aproveitar um pedaço das minhas férias para criar uma possível solução e compartilhá-la com a comunidade.
O smartphonelink.hugodeiro.com é a minha proposta de solução para esse problema. Nele, ao se ter o link com um query param ?phoneNumber
, ou seja, no formato https://smartphonelink.hugodeiro.com?phoneNumber=<NUMERO-DE-TELEFONE>
, ele apresenta as opções desejadas, seja para falar pelo WhatsApp ou abrir o discador do celular.
A aplicação oferece a opção de criar um novo link, que redireciona o usuário para uma página na qual ele pode inserir o número de telefone desejado.
Após adicionar o número, o usuário tem a mesma experiência da primeira imagem da aplicação. A única diferença é que há um botão adicional que permite copiar a URL para a área de transferência, facilitando o compartilhamento com terceiros.
Observações:
- Procurei manter a simplicidade máxima, do meu ponto de vista - é claro. O código foi feito com HTML, CSS e Vanilla JS - link para o repositório. Fique à vontade para enviar Pull Requests.
- Não me preocupei muito com a internacionalização (I18N). Portanto, aspectos como formatação de telefone e idiomas foram completamente ignorados (o inglês é o padrão para tentar ser mais abrangente).